Tráfego Pago ou Tráfego Orgânico: Qual é o Melhor Para Vender Como Afiliado?

Tempo de leitura: 6 minutos

Tráfego pago ou tráfego orgânico: qual é o melhor para vender como afiliado? Se você tem essa dúvida, você está no lugar certo. Uma vez que iremos abordar justamente esse tema nesse artigo.

Muitas pessoas que estão começando no marketing digital não sabem qual a diferença entre o tráfego pago e o orgânico. Não sabem também qual a melhor estratégia e muito menos como usar cada um deles.

Contudo, preparamos um conteúdo especial para tirar essas dúvidas. Portanto, leia esse artigo até o final e veja qual o melhor para você: Tráfego pago ou tráfego orgânico.

Tráfego Pago ou Tráfego Orgânico: Qual o melhor para vender como afiliado?

Como muitas pessoas não sabem o que significa tráfego, vamos explicar:

Tráfego, basicamente, são as pessoas que encontram seus conteúdos, produtos, marca, etc. Atrair tráfego pode ser feita de forma paga ou orgânica, e é justamente o que iremos ver agora. Veja a diferença entre esses dois tipos de tráfego.

O que é Tráfego Orgânico?

Primeiramente, vamos falar sobre o tráfego orgânico.

Tráfego orgânico, nada mais é do que trazer pessoas para uma área de conversão sem investir nada. Ou seja, é atrair público sem gastar dinheiro.

Essa estratégia é muito usada por quem está começando e não tem muito dinheiro para investir no começo da carreira no mk digital.

Vantagens

Investimento mínimo ou zero

Uma das vantagens do tráfego orgânico é que você não precisa investir nada para conseguir gerar uma renda. Contudo, caso precise gastar algum valor, será muito pouco.

Como por exemplo: para criar um site ou algo do tipo, mais voltado para criar estruturas.

Ideal para longo prazo

Quem mexe com tráfego orgânico tem uma probabilidade maior de ganhar no longo prazo. Portanto, se você quer ter um negócio rentável e que te gerará renda futuramente, esse é o estilo de tráfego mais adequado.

Uma conquista quando dá certo

E por fim, uma das vantagens do tráfego orgânico é que tem um “sabor” diferenciado. Uma vez que é uma conquista que foi gerada com puro esforço e dedicação do afiliado.

Dessa forma, qualquer venda que vier fruto do método orgânico é total merecimento da pessoa que está trabalhando.

Desvantagens

Precisa investir muito mais tempo

Uma das desvantagens desse método é que você não investirá dinheiro, contudo, terá que investir muito tempo.

Você terá que gastar tempo investindo em conhecimentos, conteúdos, contatos, estratégias, etc.

Portanto, é mais desgastante, mas é algo que vale a pena no final das contas.

Pode demorar bastante para aparecer os primeiros resultados

Algo muito comum em usar o método orgânico é que os resultados podem demorar a aparecer. Isso é algo que trás desânimo para muitas pessoas, pois não vêem resultados tão cedo.

Infelizmente é um risco que iremos correr, investir tempo e não ter retorno. No entanto, se tiver perseverança e trabalhar corretamente, as chances de dar certo são muito grandes.

Terá um alcance limitado com o tempo

A tendência é que o alcance do tráfego orgânico diminua cada vez mais. Isso é perceptível, pois há algum tempo o alcance era muito maior.

Hoje, por mais que seja grande, é bem menor do que antigamente. Portanto, é muito provável que seja cada vez menor o alcance dessa estratégia.

Estratégias mais usadas

As estratégias mais usadas são:

  • Blogs
  • Sites
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Grupos
  • Etc.

O que é Tráfego Pago?

O tráfego pago, como o próprio nome já diz, significa trazer várias pessoas para uma área de conversão investindo dinheiro. Ou seja, é trazer público gastando dinheiro.

Os valores investidos podem variar muito, mas você pode escolher quanto gastar.

Se você optar por uma estratégia de Facebook ADS por exemplo, você pode escolher até qual valor é para o Facebook divulgar sua mídia. Ou seja, se eu quero investir 20 reais, o Facebook vai divulgar até o número de cliques chegar nesse valor.

Vantagens

Ganhos muito mais rápidos

Uma das principais vantagens do tráfego pago, sem dúvida nenhuma, é ter ganhos rápidos. Isso ocorre porque as plataformas vão em pessoas mais específicas, que estão de acordo com as especificações que você quer.

Ou seja, com tráfego pago você pode escolher quem verá seu anúncio. Por exemplo:

Quero que só veja meu anúncio:

  • Mulheres
  • Casadas
  • Entre 20 a 40 anos
  • Têm um negócio próprio.

Portanto, o alcance é mais específico, diferente do orgânico que faz um apanhadão geral.

Só aparece se quiser

Outra vantagem é que com o método pago, você só aparece se quiser. Muitas pessoas não gostam de dar as caras na internet por vergonha, medo ou algo do tipo. Se esse for o seu problema, o tráfego pago é uma excelente opção para você, uma vez que você não precisa aparecer.

Não precisa focar tanto em criação de conteúdo

E por fim, o tráfego pago dá bem menos trabalho do que o orgânico, pois o foco não é na criação de conteúdo.

Dessa forma, você não precisa ficar investindo tanto tempo assim criando artigos, vídeos, enquetes, etc. Basta fazer sua campanha e fazer a divulgação.

Desvantagens:

Pode perder dinheiro se não feito corretamente

Como envolve dinheiro, uma das desvantagens do método pago é perder dinheiro.

Isso ocorre porque a pessoa talvez não saberá fazer da forma adequada. Ou seja, poderá cometer erros simples que podem atrapalhar e muito seus resultados.

Veja também: Grandes erros de afiliados iniciantes

Mais viável apenas para resultados de curto prazo

O tráfego pago é mais interessante para quem quer resultados a curto prazo, afinal, basta criar uma campanha e pronto. Contudo, a tendência é que fique cada vez mais caro investir nesse tráfego.

Além disso, como o foco não é construir conteúdo e um público específico, você não conseguirá algo rentável daqui algum tempo.

Limitação em anunciar

Se você tem toda sua estratégia voltada para o tráfego pago, pode acontecer de ser bloqueado pelo Google ou Facebook. Isso é muito comum, pois essas plataformas detectam qualquer tipo de movimentação estranha.

Se você trabalha somente assim, poderá ter sua conta bloqueada. Ou seja, sua fonte de renda acaba ali.

Estratégias mais usadas

As estratégias mais usadas são:

  • Google Ads
  • Facebook Ads
  • LinkedIn Ads
  • Instagram Ads
  • Etc.

Conclusão sobre Tráfego Pago ou Tráfego Orgânico

Portanto, essa foi a nossa comparação sobre Tráfego Pago ou Tráfego Orgânico: Qual o melhor para vender como afiliado.

Percebemos então que não existe a melhor estratégia, mas o ideal seria unir as duas. Uma vez que uma completa a outra.

Contudo, se você está limitado financeiramente falando, comece pelo orgânico e depois, com os primeiros resultados, use também o tráfego pago.

Se você tem uma grana para investir e precisa de dinheiro rápido, a versão paga será melhor para arrumar um dinheiro rápido. Mas, vemos que unir as duas será bem melhor para você, pois o alcance será maior e os resultados também.

Espero ter ajudado você a esclarecer sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *